segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Insegurança nas escolas de Fagundes


Dos três pilares que sustentam uma sociedade - saúde, educação e segurança – os menos favorecidos são os que mais dependem e sofrem com a falta ou a ineficiência destes.
            A falta de segurança pode ser considerada como um complicador a mais das outras duas. Afinal, a insegurança contribui para a superlotação dos hospitais e, como se pode ver agora no município de Fagundes na Paraíba – a 130 km da capital João Pessoa, também está chegando às escolas municipais, contribuindo para que o ensino, que já não anda a contento, se torne ainda menos atrativo aos professores e alunos.
            A ação de criminosos tem se tornado tão frequente que só na zona rural de Fagundes houve quatro arrombamentos a escolas públicas em quinze dias. Apesar de não ser a primeira ação dos bandidos contra os estabelecimentos de ensino, eles parecem ter tomado gosto pelo novo filão encontrado.
No dia 23 de agosto último os bandidos atacaram a Escola Municipal Francisco dos Reis, na localidade de mesmo nome, e levaram um aparelho de som, uma TV, um DVD, um liquidificador e toda a merenda destinada à alimentação das crianças. Em primeiro de setembro invadiram a Escola Municipal Manoel Felipe dos Santos, no sítio Melancia. Depois de arrombarem portas e janelas, os ladrões levaram um micro system, um relógio de parede, uma panela de pressão e todos os mantimentos que seriam usados na alimentação dos alunos. No dia cinco, da Escola Municipal Sebastião Barbosa de Melo, no sítio Trapiche, levaram um DVD, um liquidificador, uma panela de pressão, alimentos e material de limpeza. Quatro dias depois, no dia 09, foi a vez do Grupo Escolar José Maria Barbosa Leite, no sítio Catucá, de onde furtaram um botijão de gás, um liquidificador e uma panela de pressão.
Nas duas primeiras ações a secretária Maria José Rodrigues de Almeida, juntamente com as diretoras das escolas, prestou queixa na delegacia da cidade. Nas duas seguintes não havia delegado de plantão para registrar as ocorrências. “Tive que me deslocar até a sede da comarca, na cidade de Queimadas, para registrar o boletim de ocorrência pois o delegado, nos dias dos dois últimos ataques, estava de plantão na cidade de Queimadas”.
A secretária afirmou ainda que pediu a ajuda do Ministério Público para que alguma solução fosse tomada com relação a insegurança que hoje impera na cidade devido a falta de policiamento. “Agradeço a disposição do Dr. Heriberto Paulino (delegado) em querer ajudar, mas a verdade é que o aparelho do estado deixa muito a desejar no quesito segurança pública em nossa cidade.” Disse ainda a secretária Maria José.
É lamentável a situação de quem ainda quer frequentar uma escola pública na zona rural do interior do estado. Os níveis de educação não deveriam ser medidos apenas pela formação acadêmica dos professores, nem pelos espaços físicos disponíveis para o ensino regular. Os níveis de educação devem ser mensurados também pelas condições de vida que o estado (União, Estado e Município) oferece ao cidadão.
Sem oferecer atendimento adequado à saúde do cidadão e sem oferecer segurança digna para a população dificilmente teremos uma educação satisfatória e condizente com um país tão rico por um lado e tão miserável por outro.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeitura de Fagundes participa de encontro em João Pessoa para discutir Programa Escola Ativa




A Prefeitura Municipal de Fagundes através da secretaria municipal de educação participou da capacitação do PEA - Programa Escola Ativa, realizado nos dias 24 e 25 deste em João Pessoa.

Cumprindo a exigência dos organizadores, a Prefeitura de Fagundes enviou dois técnicos da área pedagógica, as professoras Vera Lúcia Silva Melo e Alucilde Barbosa da Silva. Elas receberam um curso de capacitação para a melhoria do programa no município.

O Programa Escola Ativa é um programa do Governo Federal que objetiva construir uma proposta de educação para as classes multisseriadas, através de uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico, social e de gestão da escola. Possui como estratégias o investimento na formação de educadores (as), na melhoria da infraestrutura das escolas e no oferecimento de meios e instrumentos pedagógicos para as escolas multisseriadas.

O PEA foi implementado no Brasil a partir de 1997, inicialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com o objetivo de ampliar o acesso à educação básica no campo e melhorar a qualidade do ensino e o rendimento de alunos de classes multisseriadas rurais.

Fagundes participa do I Encontro de Dirigentes da Educação da Paraíba


O I Encontro de Dirigentes da Educação da Paraíba reuniu, nesta terça-feira (24), 205 secretários de educação de municípios da Paraíba. O evento, que terminou na quarta-feira (25) no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Estiveram presentes na abertura o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia; o secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia; a representante da Undime, Amarísis Dias e a palestrante Renilda Peres de Lima, do FNDE.

 
Samuel Dantas e Marilene Maia (técnicos do PAR) e a Secretária de Educação Maria de Almeida representando o município de Fagundes

O encontro tem como objetivo repactuar o arranjo educativo traduzido em regime de colaboração, proposto pelo Ministério da Educação, para elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos municípios. 

O Secretário da Educação destacou que este é o primeiro encontro de muitos que virão. “Este primeiro encontro, na verdade, é um convite para que possamos trabalhar juntos em torno dos desafios da educação na Paraíba”, afirmou o professor Afonso Scocuglia.
“O PAR enquanto instrumento de planejamento educacional do Estado e dos municípios” foi o tema da palestra ministrada pela técnica do FNDE, Renilda Peres de Lima. A palestrante também destacou as diretrizes e a operacionalização do PAR para 2011/2014.

A secretária de Educação de Fagundes Maria de Almeida esteve presente no encontro juntamente com os membros do Comitê Local do PAR Marilene Maia Dantas e Samuel Dantas.

O evento também contou com a palestra da técnica do FNDE, Eracy Godoy, que abordou a “Formulação das ações do PAR 2011/2014: do cadastro a realização do diagnóstico da situação educacional” e fez um roteiro detalhado da elaboração do PAR, com apresentação da equipe de consultores e estrutura da execução do trabalho na Paraíba.